Por uma falha na comunicação, eu e a maioria dos meus colegas não conseguimos encontrar a sala em que a 6ª aula foi realizada e portanto não participamos dela. Porém, apesar de não ter ido, procurei me informar acerca do assunto que foi abordado durante essa aula com os meus colegas que estavam presentes na mesma, e eles me relataram que o tema central da aula foi sobre a elaboração de mapas conceituais e a utilização destes em nossa vida acadêmica.
A partir de então, pesquisei acerca do assunto (mapas conceituais) e conseguir assimilar alguns conceitos, dentre os quais o que mais chamou a minha atenção foi que os "Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. "
Resumindo, Mapas Conceituais são ferramentas gráficas que ajudam a organizar e representar o conhecimento de uma maneira simples e adequada favorecendo a compreensão do leitor.
Na construção de um mapa conceitual, os conceitos aparecem dentro de caixas enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos. As frases de ligação fazem relação entre dois conceitos.
Uma possível técnica de construção de um mapa conceitual pode seguir as seguintes etapas:
A partir de então, pesquisei acerca do assunto (mapas conceituais) e conseguir assimilar alguns conceitos, dentre os quais o que mais chamou a minha atenção foi que os "Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. "
Resumindo, Mapas Conceituais são ferramentas gráficas que ajudam a organizar e representar o conhecimento de uma maneira simples e adequada favorecendo a compreensão do leitor.
Na construção de um mapa conceitual, os conceitos aparecem dentro de caixas enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos. As frases de ligação fazem relação entre dois conceitos.
Uma possível técnica de construção de um mapa conceitual pode seguir as seguintes etapas:
1- Ter, antes, uma boa pergunta inicial cuja resposta estará expressa no mapa conceitual construído
2- Escolher um conjunto de conceitos (palavras-chave) dispondo-os aleatoriamente no espaço onde o mapa será elaborado
3- Escolher um par de conceitos para estabelecimento da(s) relação(ões) entre eles
4- Decidir qual a melhor e escrever uma frase de ligação para esse par de conceitos escolhido
5- A repetição das etapas 3 e 4 tantas vezes quanto se fizer necessário (em geral até que todos os conceitos escolhidos tenham, ao menos, uma ligação com outro conceito).
Segue aqui o link para download: http://cmap.ihmc.us/download/
A ultilização dessa ferramenta pode ser esclarecida através desse vídeo:
A idéia principal do uso de mapas na avaliação dos processos de aprendizagem é a de avaliar o aprendiz em relação ao que ele já sabe, a partir das construções conceituais que ele conseguir criar, isto é, como ele estrutura, hierarquiza, diferencia, relaciona, discrimina e integra os conceitos de um dado minimundo em observação, por exemplo.


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