quinta-feira, 16 de setembro de 2010

3ª aula 14/09/2010

 A credibilidade de certos tipos de texto. Esse foi o tema principal que norteou as discussões da 3ª aula de metodologia do trabalho científico. Dispondo de diversos tipos de texto (advindos da internet, revistas, jornais, e-mails...) nós, alunos, sob a supervisão do professor Eric, nos dividimos em grupos de 4 ou 5 pessoas e avaliamos a credibilidade dos mais variados tipos de texto, analisando o autor, as fontes e referências em que o texto se baseava.


Após um breve intervalo (muito interessante por sinal, kkkkk....), socializamos nossas avaliações a respeito da credibilidade dos textos e expomos as nossas opiniões ainda em sala de aula. Concluímos que não devemos confiar em informações provenientes de e-mails, visto que esse tipo de "texto" não traz nenhuma referência sobre o autor ou em que a informação foi baseada. O prof.º Eric nos esclareceu que esse tipo de texto é classificado como "pulha virtual" e que justamente pela sua denominação e pelas conclusões descritas acima, não devem merecer a nossa credibilidade.

Já algumas revistas e jornais, podem sim merecer a nossa confiança, desde que estas não exponham uma visão individualista e preconceituosa sobre determinados assuntos. O professor também nos mostrou que apesar de certas revistas e jornais serem reconhecidos em âmbito nacional e internacional, estes ainda assim devem ser analisados com certa cautela, já que, devido a edição, a opnião expressa por algum especialista pode ser totalmente modificada com o processo de edição (nesse momento, o professor relatou a infeliz experiência com uma reportagem sua publicada de maneira errônea em um determinado jornal).






De todos os textos avaliados, concluímos juntamente com professor, que os periódicos científicos são os de melhor credibilidade, pois existe uma série de exigências que devem ser atendidas para que um artigo científico venha a ser publicado em um periódico de qualidade. Incluíndo a aprovação dos pareceristas (que são pessoas que verificam a qualidade dos artigos e selecionam quais serão publidados), a presença do index (banco de dados, que mostra os sites em que alguns artigos foram baseados) e a obediência às normas da ABNT.






Ao termino de mais uma aula proveitosa, saímos capazes de analisar a credibilidade de tudo aquilo que lemos, seja na internet, em revistas e jornais, e-mails e entre outros tipos de texto.






quinta-feira, 2 de setembro de 2010

2º aula 31/08/2010

Na primeira parte aula, o professor Eric corrigiu o questionário da aula anterior. Durante a correção ele fez uma estimativa das respostas dos 18 alunos que fizeram a atividade e isso gerou um certo debate, principalmente na segunda questão (que pedia a definição de ciência), os protagonistas desse debate foram os meus colegas Leandro e Micaela, que com as suas respostas fomentaram a discussão e tornaram a aula mais dinâmica. Após o debate, o conceito mais interessante sobre o que é a ciência que pude capturar, foi o de que "A ciência nada mais é do que uma especialização do senso-comum" e que esta não deve se basear em determinados mitos, crendices, ditados populares e religião, mas sim em pesquisas, experimentos e evidências.

Após o intervalo, o professor alimentou outro debate sobre a vida universitária, a partir de então, após um apelo da minha colega Daniela (Xuxa... kkkkk) comecei a participar também do debate e discutimos a respeito da postura que nós (como universítários) devereríamos adotar. Esse debate foi de significativa relevância para mim, pois nele o professor nos deu várias dicas de como deveríamos nos comportar na universidade, principalmente em relação ao estudo (da maneira que podemos organizá-lo) e da nossa responsabilidade enquanto universitários.

Em seguida, o professor sugeriu a divisão da turma em pequenos grupos, para que pudéssemos avaliar o modo peculiar de estudo de cada colega. Essa experiência foi muito legal, pois pudemos compartilhar a maneira que cada um estudava e ajudamos uns aos outros a elaborar uma forma ideal para organizar e tornar o estudo mais eficiente.



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

1º aula 24/08/2010

Na primeira aula tivemos a oportunidade de conhecer o prof.º Eric. Logo  depois da sua apresentação, ele nos lançou a proposta de criarmos um blog, que seria como uma espécie de diário de bordo em que ralataríamos tudo aquilo que fossemos aprendendo durante as aulas. Em seguida, ele fez três perguntas intrigantes que causaram certo "desconforto" para a maioria dos estudantes, inclusive a mim, pois eram perguntas que aparentemente eram simples, mas exigiam uma reflexão profunda de cada um de nós. Dentre as três questões, a que mais senti uma certa dificuldade foi a segunda. Eis a questão: o que é a ciência?

Pensei bastante no que iria reponder e pelo o que me lembro respondi o que a maioria  repondeu: " A ciência é uma forma aprofundada de estudo." Algo semelhante a isso, não me recordo muito bem. Depois de todos esses questionamentos, o prof.° Eric quis nos conhecer melhor e sugeriu que cada um se apresentasse dizendo quais eram os seus objetivos e planos para o futuro. Feito isso, identificamos alguns pontos em comum, inclusive certas indecisões, que aflingiam um determinado grupo de pessoas e podemos nos integrar ainda mais!  



Bem, o motivo de está aqui é graças ao meu professor de Metodologia do trabalho científico(Eric). Cabe a mim, estudante universitário de odontologia da UEFS,(calouro, diga-se de passagem! =]) a tarefa de descrever nesse blog os principais acontecimentos da aula do prof.º Eric. Então, vamos lá...