A credibilidade de certos tipos de texto. Esse foi o tema principal que norteou as discussões da 3ª aula de metodologia do trabalho científico. Dispondo de diversos tipos de texto (advindos da internet, revistas, jornais, e-mails...) nós, alunos, sob a supervisão do professor Eric, nos dividimos em grupos de 4 ou 5 pessoas e avaliamos a credibilidade dos mais variados tipos de texto, analisando o autor, as fontes e referências em que o texto se baseava.
Após um breve intervalo (muito interessante por sinal, kkkkk....), socializamos nossas avaliações a respeito da credibilidade dos textos e expomos as nossas opiniões ainda em sala de aula. Concluímos que não devemos confiar em informações provenientes de e-mails, visto que esse tipo de "texto" não traz nenhuma referência sobre o autor ou em que a informação foi baseada. O prof.º Eric nos esclareceu que esse tipo de texto é classificado como "pulha virtual" e que justamente pela sua denominação e pelas conclusões descritas acima, não devem merecer a nossa credibilidade.Já algumas revistas e jornais, podem sim merecer a nossa confiança, desde que estas não exponham uma visão individualista e preconceituosa sobre determinados assuntos. O professor também nos mostrou que apesar de certas revistas e jornais serem reconhecidos em âmbito nacional e internacional, estes ainda assim devem ser analisados com certa cautela, já que, devido a edição, a opnião expressa por algum especialista pode ser totalmente modificada com o processo de edição (nesse momento, o professor relatou a infeliz experiência com uma reportagem sua publicada de maneira errônea em um determinado jornal).
De todos os textos avaliados, concluímos juntamente com professor, que os periódicos científicos são os de melhor credibilidade, pois existe uma série de exigências que devem ser atendidas para que um artigo científico venha a ser publicado em um periódico de qualidade. Incluíndo a aprovação dos pareceristas (que são pessoas que verificam a qualidade dos artigos e selecionam quais serão publidados), a presença do index (banco de dados, que mostra os sites em que alguns artigos foram baseados) e a obediência às normas da ABNT.
Ao termino de mais uma aula proveitosa, saímos capazes de analisar a credibilidade de tudo aquilo que lemos, seja na internet, em revistas e jornais, e-mails e entre outros tipos de texto.






